
Nossos sim, as questões sociais desse país é problema nosso. Não é um nosso tirando a responsabilidade das autoridades competentes (ou incompetentes?), mas quer dizer que devemos compartilhar dessas responsabilidades.
Nada de dizer que eu votei em fulano ou beltrano, e ele é quem tem que se preocupar. Acha q é assim? É muito fácil ser cidadão quando lhe convém, os direitos são muito bons mas os deveres, ah! esses agente esconde “por debaixo dos panos”.
O que torna mais cômico o fato de sempre estarmos reclamando das roubalheiras “por debaixo dos panos”, mas nunca nos centramos no fato de que quando ignoramos nossos deveres, estamos roubando de quem sequer tem consciência de seu poder como individuo socializado.
Já dizia Jorge Nagel:
“a ignorância reinante é a causa de todas as crises; a educação do povo é a base da organização social...”(década de 30)
Se temos consciência disso há tanto tempo por que ainda ignoramos esse fato?
Para mim só tem um momento esclarecedor dentre toda essa hipocrisia, nós letrados, na condição de consciente, para manter esse status nessa sociedade individualista e egoísta fingimos filantropias e indignações momentâneas, mas não nos engajamos na mudança pois ela não interessa, não é vantajosa.
Me permita Nagel citá-lo novamente, mas não há frase melhor para confirmar minha indignação:
“as oligarquias só podem ser combatidas pelo esclarecimento que a educação proporciona, pois elas se sustentam graças à ignorância popular;...”
Nós submentendo-nos a esse coma que estão nossas idéias infectantes partimos do esclarecimento à ignorância permitindo que esse quadro continue estático em nossas paredes diárias.
O pior disso tudo é que quando o povo se instrui logo quer fazer parte desse aglomerado de indivíduos vazios no meio dessa sociedade inquietante que precisa ser contagiada pela paixão que faz do cidadão nação.
Mas não!! Vamos continuar buscando a classe média, levando vidas médias, sendo medidos como medianos social e intelectualmente. Assim vamos vendo e achando “bonitinho” o pobre receber uma compensação por cada filho estudando:_ Vai todo mês receber um dinheirinho!
Daqui a pouco isso vai ser um negócio lucrativo (se já não é!), por aí vão haver placas anunciando:
_”Produz-se crianças e aceita-se trocar sua educação por dinheiro!”
Quando isso for realidade, como se já não houvessem casos, vamos rir enquanto fazemos piadinhas durante uma conversa entre amigos, fingindo não saber que a culpa também é nossa.
Nem é preciso esperar o futuro, pois é o nosso presente que me envergonha.

4 comentários:
C A C E T E !!!!!!!
ESCREVEU MTO MTO MTO BEM... FALOU MELHOR AINDA....
O NAGEL É O MAXIMO´NÉ....QDO ESTUDEI FILO FIQUEI DE BOCA ABERTA....S I N I S T R O...PURA VERDADE....TUDO O Q FOI DITO AMIGA... E CONFESSO Q EU ANDO MEIO FORA DESSAS REPONSABILIDADES...
AMEI AMIGA TA DE PARABENS...CONTINUE ASSIM !!!
BJASSO
E o pior de tudo é que, computador, internet e tecnologia começando a ficar disponíveis em telecentros pelo país, a maioria dos usuarios acham que inclusão digital é saber usar 'MSN' e 'Orkut'.
Ainda não comprei meu caderninho, preciso lembrar de fazer isso!
E obrigado pelo comentario no meu blog! É bom saber que ainda tem gente que acompanha meus posts não-tão-freqüentes assim! :)
Já é "negócio lucrativo"
São os,MST, bolsas família, Bolsa Educção, bolsa saálio e ouitras tantas, e as \ong (algumas sérias), a maioria e flagrante
desvio de dinheiro e cabide mde emprego.
Me envergonho tanto do presente qto do presidente e da corja do PT
É ver deputados desviando recursos do salário educação em próprio benefício.
Cada funcionário da ALERJ recebe R$450,00 por dependente matriculado na escola. Passaram então a coopitar familias com grande nº de filhos para serem "funmcionários" de seus gabinetes
São os PT's en nossa vida
.."e é engraçado como a agente finge não ver..escolhemos a pasmeira como forma de enfrentar
nossos problemasNAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES VOLTAREMOS EM BRANCO, assim não haverá eleitos e o governo terá que convocar novo pleito com outros candidatos
93689636
Parabéns pelas idéias! É bom conhecer uma mulher de 20 poucos anos que possui uma boa percepção da realidade. Nunca desista dos seus sonhos.
Prazer em conhecer,
Fábio
Postar um comentário